Dicas

Escopo da organização
Missão
(inclusive Responsabilidade Social)
Define a razão de ser da organização, pra que ela serve, qual a justificativa da sua existência, qual a função social exercida por ela.
Visão
Anuncia para onde a empresa está caminhando, traça um quadro do que a empresa deseja ser.
Valores
É o conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades da empresa.

 

Eficiência e Eficácia
Eficiência: Fazer um trabalho correto
Eficácia: Fazer um trabalho que atinja completamente o resultado esperado
Empowerment: Significa a transferência de poder de decisão para os níveis mais baixos. Um sistema de informações gera empowerment quando permite ao usuário tomar decisões que somente eram tomadas por níveis mais altos antes dele.

 

Sistema de Informações de Marketing


Componentes de um Sistema de Informações em Marketing.

Sistema de Registros Internos: são relatórios sobre pedidos, vendas, preços, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, etc.
Sistema de Inteligência de Marketing: é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing. Geralmente buscam inteligência de marketing em livros, jornais e revistas técnicas, conversando com consumidores, fornecedores, distribuidores, funcionários da própria empresa, etc.
Sistema de Pesquisa de Marketing: é o planejamento, coleta, análise e apresentação dos dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa.

CRM
Diferenciar os clientes
Clientes de Maior Valor (CMV) - Aqueles que hoje trazem mais lucro para a empresa.
Clientes de Maior Potencial (CMP) - Aqueles que têm potencial para comprar mais e não o estão fazendo por algum motivo.
Clientes Below Zero (CBZ) - São aqueles que geram mais despesas do que lucro.
Aprender com os clientes
Conhecer "tudo" sobre eles para satisfaze-los cabalmente. A empresa deve tentar ser proativa e oferecer para o cliente o que ele precisa antes mesmo dele notar que precisa. OBS: Somente para os CMV e CMP
Adequar os produtos
Adequar os produtos de acordo a necessidade de cada cliente (Somente para os CMV e CMP)

A implantação de um sistema só começa quando tudo isso já está definido e todos da empresa, que têm alguma relação com os clientes, estiverem com essa visão. Aí então se deve pensar na estrutura do sistema que vai dar suporte para esse gerenciamento.

Data mining

A coleta de dados seja por sistemas tradicionais, como por exemplo, em transações bancárias, registros de compras ou por métodos inovadores, como através da Internet, tem atingido enormes proporções. A grande quantidade de dados assim coletados se tornou um desafio para os gerentes, cuja função é a tomada de decisões.
Os métodos tradicionais de transformação de dados em conhecimento dependem da análise e da interpretação pessoal dos mesmos, o que é um processo lento, caro e altamente subjetivo. Neste contexto, faz-se necessária uma ferramenta capaz de extrair informações úteis para o suporte às decisões, às estratégias de marketing e às campanhas promocionais, entre outras. A busca por estas informações é realizada utilizando sofisticadas técnicas de inteligência artificial na análise daqueles dados, a fim de encontrar padrões e regularidades nos mesmos. A esse processo dá-se o nome de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (KDD - Knowledge Discovery in Database).
Um passo particular do KDD é aquele denominado de data mining que consiste na aplicação de algoritmos específicos para a extração de padrões a partir de bases de dados.

Questão para pensar: Porque o Data Mining é uma ferramenta importante para o Sistema de Informações de Marketing?